Além do Bem – o Voluntariado como ferramenta estratégica de engajamento

Por Bruna Ribeiro

santo-caosAqui mesmo no Versátil RP, já falamos sobre voluntariado corporativo (confira aqui) e como ele pode ser estratégico para as organizações! Hoje, o Versátil RP vem falar um pouco mais sobre o assunto trazendo dados valiosos, divulgados no estudo inédito, recém lançado pela consultoria de engajamento Santo Caos.

O estudo, chamado Além do Bem, foi divulgado no dia 24 de março, em São Paulo, e contou com 828 entrevistados, dentre voluntários, não voluntários, ex-voluntários e especialistas no assunto. Um público muito diverso, representando 25 estados brasileiros e Distrito Federal.

Segundo a pesquisa, funcionários que são voluntários pelas suas empresas se sentem mais motivados do que seus colegas, fato perceptível também pelos seus gestores. Na avaliação da Santo Caos, consultoria responsável pelo estudo, tanto a empresa, quanto o funcionário recebem benefícios com a participação em programas de voluntariado. Do lado da empresa, foi verificado que os empregados que são voluntários nos projetos internos são em média 16% mais engajados do que os demais. Já do lado dos colaboradores, existe um aumento do senso de propósito, do orgulho e da voz ativa. Outro dado bastante interessante foi o percentual dos entrevistados quem afirmam que o programa de voluntariado empresarial é um diferencial de peso para a escolha de uma vaga de trabalho – este público representa 62% dos entrevistados.

Os resultados também apontam que as empresas têm mudado sua visão sobre os projetos de voluntariado. Segundo a pesquisa, 45% dos gestores acredita que o programa corporativo de voluntariado capacita e motiva o funcionário e 38% deles vê que ter um projeto nesse âmbito melhor a imagem da empresa junto ao público externo. Outro achado interessante é que 73% dos gestores acreditam ser positivo liberar o colaborador para fazer trabalho voluntário durante o expediente.

O estudo é inédito, muito rico e abrange várias questões desafiadoras para gestores de programas de voluntariado. E sabe o que é melhor?! Podemos ter acesso a todo esse material pela internet, através do site santocaos.com.br/alemdobem/ . Com esses dados, conseguimos reconhecer ganhos consideráveis no que diz respeito ao engajamento interno organizacional, um elemento-chave para que as empresas possam promover inovação e mudança organizacional. E, com certeza, se somado a um bom planejamento de comunicação, os resultados positivos serão bastante expressivos!

Gostou do tema? Se quiser saber mais, acesse o site santocaos.com.br/alemdobem/, confira o documentário completo sobre estudo Além do Bem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s