Índice de Transparência ativa na programação do 20º Congresso Mega Brasil

Ferramenta inteligente que afere a transparência será apresentada no primeiro dia do tradicional evento na capital paulista

A transparência nos negócios é tema efervescente em meio aos escândalos deflagrados em diferentes setores da sociedade, no Brasil e no mundo. Para as organizações, tanto públicas quanto privadas, ser transparente é pré-requisito de governança e fator relevante para o sucesso e perenidade das operações. Para o cumprimento desta exigência permanente tornou-se fundamental uma ferramenta inteligente capaz de aferir o nível de transparência percebida de uma organização. O tema será abordado, em primeira mão, no 20º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, em São Paulo, no dia 23 de maio, às 18 horas.

Trata-se do pré-lançamento do ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA ATIVA, desenvolvido pelo Observatório da Comunicação Institucional (OCI). A ferramenta inova em caráter global, a partir do Brasil, mostrando com números as consequências de decisões operacionais no nível de diálogo das organizações com a sociedade. O índice permite complementar as demonstrações financeiras e relatórios de administração, considerando que quase todas as empresas que se dizem transparentes, não o são de fato.

A busca por mais transparência passa por uma AUDITORIA FUNCIONAL DA COMUNICAÇÃO, verificação in loco de 210 quesitos operacionais, os quais englobam, entre outros fatores, a imagem de marca, o relacionamento com as comunidades do entorno, a política de patrocínios ou participação em eventos, o gerenciamento de crises de imagem pública e até procedimentos de compliance.

“Analisamos profundamente cinco grandes grupos de demandas comuns a toda organização, a partir de um trabalho de ausculta direta de colaboradores, observação no chão-da-fábrica, nos pontos-de-venda e até junto à opinião pública – uma vez que alguns quesitos são alvo de pesquisa de opinião. Com isso, é possível uma visão ampla e transdisciplinar dos negócios em cinco instâncias: Reconhecimento social, Relacionamento com stakeholders, Relevância no segmento de mercado, Gestão de reputação e Resiliência Administrativa”, explica o pesquisador-líder Manoel Marcondes Machado Neto, cofundador do OCI.

Como funcionam a Auditoria Funcional da Comunicação e o Índice de Transparência Ativa?

Os 210 quesitos avaliados pelo auditor são processados por um aplicativo que calcula um ‘score’ total para cada instância – de zero a 100 pontos. O algoritmo faz o cálculo do status das cinco instâncias, resultando em um ‘score’ geral – também numa escala de zero a 100 pontos. Obviamente, aqueles quesitos considerados ‘não-aplicáveis’ – tais como uniformes numa empresa que não têm contato com o seu público final, por exemplo, não pesarão na avaliação. Se o ‘score’ geral estiver entre 90 e 100 pontos, a organização é considerada “transparente” e certificada pelo Observatório da Comunicação Institucional (OCI). Se o valor aferido for abaixo de 90 pontos, a organização receberá um relatório para melhorias em cada uma das instâncias examinadas.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

O conceito de transparência ativa proposto não substitui nem se superpõe às concepções consagradas de transparência advindas (1) do arcabouço legal, como o da Lei de Acesso à informação, por exemplo, e (2) dos regulamentos do mercado acionário e financeiro, como o da Lei Sarbanes-Oxley e suas adaptações nos diversos países. A contribuição trazida por este novo enfoque agrega o papel da comunicação – reconhecidamente cada vez mais relevante na governança corporativa – adicionada às disciplinas do Direito e da Contabilidade, visando um mais alto grau de responsabilidade pública (accountability) e de resposta social (responsiveness) por parte das organizações.

Fruto de um trabalho de pesquisa e desenvolvimento de sistemas iniciado em 2013 pelo OCI, a Auditoria Funcional da Comunicação já está disponível para aplicação.

Já é possível contratar o serviço por meio dos seguintes associados e parceiros: Mediterrânea Propaganda e Conceito Comunicação Integrada.

CENTRAIS DE ATENDIMENTO: SÃO PAULO: (11) 3596-6656 / RIO DE JANEIRO: (21) 2507-6167.


20º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas 2017

A OUTRA FACE DA MEDALHA DA ÉTICA É A TRANSPARÊNCIA APRESENTAÇÃO DO ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA ATIVA

Data: 23 de maio de 2017 (terça-feira) de 18h10 às 20h20

Local: Centro de Convenções Rebouças – Av. Rebouças, 600 – Pinheiros – São Paulo (Sala Turquesa 6)

Link do evento no facebook: www.facebook.com/events/1395731140494499/

Moderador

Manoel Marcondes Machado Neto – Cofundador do OCI e professor associado da UERJ

Convidados

NELLY DE CAMARGO – Professora emérita da USP

Ronaldo J. Rotter – Consultor na área de práticas internacionais de Auditoria e Gestão de Risco

Caio César Carvalho Lima – Especialista em Direito Digital e Proteção de Dados

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