#17 Mudei de país, e agora?

A postagem de junho traz a enriquecedora experiência de Mariana Marima nos três países por ela visitado, Mariana conheceu um país da Europa, um da Ásia e um da África e essa linda história tem alguns desfechos legais como o casamento  e um filho. Acompanhe a seguir:

 

VRP: Para qual país você foi? Quanto tempo ficou lá? Quando a viagem aconteceu?

Mariana: Já fiz dois intercâmbios. O primeiro foi para a África do Sul em 2012 e o último para a Irlanda e China em 2014. Na África morei 4 meses, na Irlanda 8 meses e 3 meses na China!

 

VRP: Como conseguiu a oportunidade?

Mariana: Meu primeiro intercâmbio aconteceu porque eu não consegui uma promoção na empresa onde eu trabalhava, por não ter inglês, saí da empresa e resolvi ir por conta própria para a África do Sul, sem agência nem nada, para morar em hostel. O segundo intercâmbio, para a Irlanda, trabalhei em um projeto temporário para a Copa do mundo em uma empresa e no final do projeto resolvi, que estava um pouco cansada da rotina daqui e queria tentar algo novo.

VRP: Você já tinha viajado para o exterior anteriormente? Para qual lugar e em qual ocasião?

Mariana: Minha primeira viagem internacional foi para a África do Sul.

VRP:  Quando viajou você já tinha fluência na língua nativa? Percebeu alguma grande diferença entre o seu aprendizado no Brasil e a prática do idioma no país?

Mariana: Não tinha fluência alguma! Tive que levar escrito o endereço do hostel onde eu me hospedaria, porque eu não sabia pronunciar uma palavra! Como decidi fazer essa viagem sozinha e morando em hostel, onde eu me obrigaria a me comunicar, em uma semana eu já estava me virando, pelo menos para comer! Há total diferença em estudar inglês em outro país, aprendi muito mais rápido que aqui, porque é uma questão de sobrevivência, você se força a aprender, e dia após dia vai aprimorando.

VRP:  Por que optou por fazer o intercâmbio? Quais eram seus planos, sonhos e ambições com isto?

Mariana: Nunca tinha me passado pela cabeça morar fora, por ser muito apegada a minha família. O que me mais me motivou na época, era saber que eu tinha a oportunidade de adquirir mais conhecimento, aprender uma nova língua, conhecer uma nova cultura. Mas eu pensava em voltar ao Brasil e continuar minha carreira como coordenadora de eventos. Quando você sai do seu país, da sua zona de conforto, sua cabeça abre mundo, acontece uma evolução muito grande, tanto que no meu segundo intercâmbio para a Irlanda, eu já não pensava em voltar mais para o Brasil!

VRP: Quais eram suas condições no exterior (onde morava, onde estudava, como se locomovia, comia, fazia amizades etc.)?

Mariana: Passei bastante perrengue! Na África após uma semana que eu havia chegado, eu não tinha fechado todo o período da minha estadia estudando, fechei apenas por uma semana, depois eu não teria mais cama disponível! No mesmo dia, eu estava desesperada e conheci um grande amigo angolano, que me indicou a casa de uma amiga dele. Ficamos muito amigas e acabei ficando lá durante todo o meu período estudando. Na Irlanda, quando desembarquei no país, fiz amizade com um menino que iria estudar na mesma escola que eu e ele já tinha um amigo da mesma cidade dele, que já estava em Dublin a um mês e já tinha conseguido uma casa, morei com eles até o final da minha estadia em Dublin.

VRP: Você se sentiu bem acolhida pelos nativos do país? Por quê?

Mariana: Muito! O Brasil é muito bem quisto, principalmente nos países onde morei! Os africanos e os irlandeses são muito receptivos. Na China, foi uma pouco diferente, a cultura é muito, muito diferente.

VRP: Como interpretou a questão da diferença cultural? Pode me dar exemplos das maiores diferenças de hábitos e cultura com relação ao Brasil?

Mariana: Na África e Irlanda sempre foram muito receptivos, tem costumes parecidos com os nossos, então foi muito tranquilo! Já na China, o choque cultural foi muito grande, eles são muito fechados. É comum arrotar ou soltar pum durante as refeições, é sinal de que a comida está boa.

VRP: Qual foi a sua sensação ao retornar para o Brasil?

Mariana: Foi uma alegria, pois havia conhecido meu marido na Irlanda, fomos juntos para a China e era um grande sonho dele, morar no Brasil!

VRP: Ainda mantem um relacionamento com os gringos? Como é essa relação hoje?

Mariana: Sou casada com um! Ele é irlandês, nos apaixonamos durante meu intercâmbio e depois fomos juntos para a China! Hoje temos um bebê lindo que nasceu no Brasil. Temos amigos no mundo todo, que sempre vem nos visitar!

VRP: Quais foram as maiores dificuldades enfrentadas no país?

Mariana: A comida, que na China era muito diferente!

VRP:  Faria intercâmbio de novo? Por que, para onde e por quanto tempo?

Mariana: Faria, ainda quero morar em outros países com a minha família. Viajar é incrível!

VRP:  O que essa experiência acrescentou à sua vida?

Mariana: Sou melhor como pessoa, como mãe, como esposa, como filha e como profissional! Minha evolução foi muito grande!

VRP: E como comunicador, qual foi o “peso” do intercâmbio na sua vida acadêmica e profissional? Exemplifique.

Mariana: Com certeza foi muito importante. Principalmente em outro país. Fazer amizades, criar vínculos foi mandatório para que o intercâmbio fosse bom!

VRP:  Alguma dica extra para os intercambistas iniciantes?

Mariana: Faça seu intercâmbio sozinha, vivo suas histórias, passe perrengue sim, com certeza será com ele que você aprenderá as coisas mais importantes.

VRP: Fique à vontade para acrescentar qualquer coisa que não tenha falado anteriormente.

Mariana: Por gostar tanto de intercâmbio, de viagens, hoje eu e meu marido temos uma consultoria de intercâmbio, especializada em Irlanda, ele é irlandês, por termos morado lá, nos dá embasamento para dar total suporte ao intercâmbio. A Live Your Dream Intercâmbios nasceu desse amor por descobrir o novo, de poder sonhar, porque hoje nós vivemos nosso sonho!

Deixe seus contatos (nome e sobrenome, formação acadêmica, idade).

Mariana Marima

31 Anos

Formada em Relações Públicas pela Fapcom

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s