LGBT+ e a representatividade na comunicação e em campanhas e ações publicitárias

Por Gustavo Rodrigues

Estamos em um período crítico e de pouca evolução sobre os direitos das pessoas LGBT+. Recentemente, a Câmara do Recife rejeitou o Projeto que criaria um ‘Conselho Municipal LGBT’, diante dos nossos olhos a violência institucionalizada cresce a cada dia contra os LGBT+ e muitas instituições se negam a respeitar o nome social de travestis e transgêneros.

Os ventos não estão favoráveis na maioria dos ambientes e contextos, mas em relação às campanhas e ações publicitárias, como os LGBT+ estão sendo representados, como as marcas estão utilizando e dialogando com este público para promover seus serviços e produtos? Para buscar essas respostas, resgatei algumas campanhas e ações recentes.

Em 27 de fevereiro, durante o Love Fest, um festival de blocos LGBT+, a Ben & Jerry’s promoveu o casamento de dois homens, com a presença da cantora Gretchen, para celebrar a união entre pessoas do mesmo sexo. Dias antes, a marca organizou uma série de debates para discutir a LGBTfobia e reverteu as vendas do sabor Chocolate Chip Cookie Dough, em suas lojas do Rio de Janeiro e de São Paulo, para a Casa 1, centro de acolhimento para pessoas LGBT+ em situação de vulnerabilidade.

Créditos: Felipe Gabriel

Para o dia dos namorados deste ano, a Natura e a agência DPZ&T fugiram da mais corriqueira forma de tentar representar os LGBT+; com homens gays. Em parceria, criaram o comercial “Simpatia para amarrar o seu amor”, parte da campanha para a linha Humor. Protagonizado por duas mulheres, o comercial exauta a diversidade com a narração de uma simpatia bem humorada para amarrar o amor.

Também para o dia dos namorados, com uma ação pontual, a personagem Lu, do Magazine Luiza, teria se assumido bixessual através do Tinder, segundo matéria do Meio e Mensagem. Como lembrou o Luiz Gustavo Pacete, em sua matéria, o Blog da Lu havia mostrado apoio a diversidade ao comemorar as novas opções de gênero do Facebook, em 2015. No entanto, o post da própria Lu não fala sobre sexualidade, apenas conta que ela estava no Tinder.

Crédito: Blog da Lu

Em apoio a causa LGBT+, a converse lançou a coleção Yes To All, assinada pela cantora Miley Cyrus. Com peças que podem ser customizadas e a versão do tradicional modelo Chuck Taylor com a bandeira LGBT, parte do valor arrecadado com a coleção será revertida para as organizações It Gets Better e da The Happy Hippie Foundation.

Crédito: Tênis Converse All Star Pride

A Skol, que lançou o filme “Estrada” em 2016 para celebrar o dia do Orgulho LGBT+, tem mantido forte diálogo com a comunidade. Neste ano, a exemplo do anterior, a marca que faz parte do portfólio da Ambev, é patrocinadora da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, a maior do mundo – dessa vez, além de trazer a cantora Daniela Mercury no maior trio da parada, a Skol criou as latas versão arco-íris, que terão parte das vendas revertidas para a Casa 1, o mesmo centro de acolhimento que recebeu o apoio da Ben & Jerry’s.

Crédito: Divulgação

Existe ainda muita luta pela frente, muitos direitos a serem conquistados e garantidos, mas podemos dizer que algumas das principais marcas, seja por apoio real à causa ou o simplesmente inteligência em relação ao mercado, estão sendo mais receptivas às pessoas LGBT+. As citadas acima e outras, como Doritos, Google, Apple e o Facebook, estão começando a naturalizar a presença da diversidade sexual e de gênero. Obviamente, ainda falta muito, sobretudo em relação aos bissexuais, lésbicas e pessoas trans, porém quero acreditar que estamos no caminho de uma comunicação mais inclusiva e humana.

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