Versátil RP em Foco

Nossa colunista convidada de hoje é a Maiara, que em um trabalho acadêmico analisou nosso blog. Quando ficamos sabendo, não tinha como não convidá-la para escrever um texto para nós e com muita honra publicamos logo abaixo, tal conteúdo.

 

Chamo-me Maiara Juliane Silva Sousa, tenho 22 anos e estou cursando o primeiro semestre de Relações Públicas na Universidade de Sorocaba.

Na verdade não escolhi esse curso inicialmente, assim que sai do ensino médio meu sonho era cursar Relações Internacionais, pois sempre chamou minha atenção e pretendia ser uma embaixadora.

Como nada é fácil, não passei no vestibular e na época não tinha condições financeiras para pagar uma faculdade, logo fui para um curso Técnico que me acrescentou muito, sou formada em Contabilidade.

Após o técnico, entrei no mercado de trabalho e graças a ele consegui um bom emprego no qual estou até hoje.

Nesse meio tempo sem estudar, fiz cursinho com intuito de conseguir uma bolsa pelo Prouni e em 2015 consegui 100% para cursar RI na Uniso, porem não fechou turma, e assim fui desanimando da profissão.

Sempre quis estudar e seguir a parte de relações entre públicos e diversos setores, fui então pesquisar sobre essa área e encontrei RP, de cara me identifiquei bastante e me inscrevi no Enem novamente e consegui a bolsa de 100 % na Uniso em RP.

As primeiras aulas foram pra mim como um convite para que eu me apaixonasse cada vez mais pela profissão, pois sempre gostei de me relacionar com públicos e dar opiniões sobre diversos assuntos, debater de forma saudável, ouvir e aceitar as culturas e religiões diferentes das minhas, e como trabalho em uma empresa grande onde tenho que me relacionar com várias pessoas, isso faz toda a diferença.

Cursar RP me abriu um leque, pois não é como muitos pensam, ou como todos perguntam: “o que faz isso?”.

Pelo pouco que aprendi, posso ir desde o ramo empresarial, até a área de eventos, política, organizações e isso é muito bacana na profissão.

Tenho um matéria sobre histórias, teorias e técnicas em RP ministrada pela professora Mercia Segala Bruns e em uma delas, ela nos propôs uma pesquisa sobre diversos sites de RP para que conhecêssemos mais sobre e dentre eles fiquei com a pesquisa sobre o Conrerp, ABRP e VRP e assim pude conhecer o VRP.

Ao acessar o link, de cara achei superinteressante, o layout do blog fez com que minha atenção ficasse presa ali por longos minutos navegando entre uma publicação e outra.

Ao ler mais sobre do blog, pensei “que legal”, pois fala sobre a versatilidade da ferramenta.

Eu que sempre gostei de outros países e sonho em conhecer o mundo, me apaixonei pelas entrevistas “Mudei de pais, e agora?”.

Isso me fez entender que eu não precisaria cursar RI para conseguir experiências exteriores, me fez ver que há oportunidades fora do país para quem cursa RP também, basta criarmos elas. Minha visão sobre isso era um pouco fechada até ler quase todas as entrevistas no VRP sobre os intercâmbios, pois é tão bom saber que podemos ter um espaço para contar nossas histórias de vivências com o curso e tudo mais.

Conhecer um blog assim para eu que sou iniciante me deu um up a mais para seguir com tudo na carreira e conquistar tudo aquilo que sempre quis. O blog em si é ótimo para todos os profissionais em RP e estudantes também e pra mim foi um paço à frente enriquecedor.

Na apresentação para a sala, não parava de dizer o quão versátil é esse blog por variar entre as matérias, desde a entrevista até informativos da profissão e o quão é importante que eles acessem esse blog.

Espero que minha escolha de ser uma RP só me traga conhecimento e crescimento.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Versátil RP em Foco

  1. O Versátil RP é o Blog que traz conhecimento da profissão entre estudantes, profissionais da área. Sempre abordando o contexto atual trazendo a compreensão entre profissionais, estudantes e interessados nas Relações Públicas. Parabéns Maira. Parabéns Versáteis por sempre desenvolver ótimas matérias que desenvolve a profissão.

  2. O Versátil RP é o Blog que traz conhecimento da profissão entre estudantes, profissionais da área. Sempre abordando o contexto atual trazendo a compreensão entre profissionais, estudantes e interessados nas Relações Públicas. Parabéns Maiara. Parabéns Versáteis por sempre desenvolver ótimas matérias que desenvolve a profissão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s