Série “Fala, Coordenador!” Nicole Morihama, da FIAM-FAAM/FMU

Na série “Fala, Coordenador!”, desta semana, conversamos com a Profª Nicole Morihama, coordenadora adjunta da FIAM-FAAM/FMU. Acompanhem.

VRP: Quais cursos o FIAM-FAAM dispõem relacionados à área de Relações Públicas e o tempo de duração de cada um deles (graduação, pós-graduação latu sensu, stritu sensu, doutorado, MBA)?

  • Graduação em Relações Públicas (8 semestres), campus Ana Rosa e Morumbi
  • Cursos de Extensão em:
  • Assessoria de Imprensa e Mídia Training
  • Branding – Gestão de Marcas
  • Comunicação em Mídias Sociais
  • Gestão da Comunicação nas Organizações
  • Marketing de Relacionamento e Fidelização
  • Marketing Estratégico e Marketing 3.0
  • Neuromarketing
  • Oratória
  • Mestrado Profissional em Administração em Governança Corporativa
  • Mestrado Profissional em Jornalismo

VRP: Quais são os cursos, palestras e eventos oferecidos pela  FIAM-FAAM/FMU relacionados à área de RP? Qual é a periodicidade, investimento, tempo de duração e público? Podem ser cursos livres, gratuitos, extensão e línguas.

Semestralmente, a Escola de Comunicação do FIAM-FAAM Centro Universitário oferece gratuitamente mais de 80 cursos livres de extensão a todos os alunos do curso de Relações Públicas, nos campus Ana Rosa, Morumbi e Liberdade, em todos os períodos de aula. Todos os cursos oferecem certificado aos participantes e têm duração de até um semestre.

Além disso, a coordenação do curso realiza anualmente a Semana de Relações Públicas do FIAM-FAAM. Em sua última edição, em sua programação havia dezenas de relações-públicas atuantes no mercado, com destaque nacional e internacional. Os temas abordados vão ao encontro das novas tecnologias e demandas do mercado e também dos nossos alunos, como, por exemplo, Técnicas de Strorytelling e Design Thinking aplicadas às Relações Públicas, Branding, Inbound PR, técnicas para influências digitais, entre outros. A programação completa é gratuita para todos os alunos e pode ser acompanhada, ao vivo, pela internet.

Durante o ano, o curso também faz parte da organização e participação da Semana de Comunicação, que reúne durante cinco dias os principais comunicólogos do mercado para discutir temas atuais acerca da Comunicação Integrada.

Esta integração com os demais cursos da Escola apresentam uma gama de oportunidades e atuação dos alunos de Relações Públicas.

E ao longo dos semestres, os alunos do curso também podem participar de diversas palestras, painéis e eventos sobre a profissão e outros temas transversais de suma importância como as questões étnico-raciais, empoderamento de gêneros, meio ambiente e responsabilidade social.

VRP: Qual a proposta educacional e institucional da FIAM-FAAM/FMU?

A proposta educacional do FIAM-FAAM-Centro Universitário baseia-se na formação de profissionais com sólida visão humanística, na elevada competência técnica e no notório comportamento ético. Esse padrão de qualidade de educação e de formação profissional é o resultado de uma longa tradição das Instituições formadoras do Centro Universitário.

A partir dessa preocupação básica, o FIAM-FAAM-Centro Universitário tem como missão: “Atuar em áreas específicas do conhecimento e de formação profissional, enfatizando a liberdade, a pluralidade e a qualidade; promovendo empregabilidade e inclusão social alicerçados em preceitos que contribuam para o desenvolvimento da capacidade criativa, crítica, reflexiva, independente e socialmente comprometida e responsável”.

A qualidade de suas ações acadêmicas está fundamentada em nobres valores e ideais que exaltam a liberdade, a democracia, o comportamento ético, a responsabilidade social, o espírito de solidariedade, o respeito às diferenças individuais, a prática da cidadania, o rigor científico e o profundo comprometimento com os problemas da realidade brasileira.

A visão do FIAM-FAAM – Centro Universitário é “Ser a maior e melhor IES no seu segmento, promovendo empregabilidade e inclusão social”. Para tanto, apoia-se nos valores: custo-benefício, tradição, qualidade e inovação.

VRP: Qual é o diferencial acadêmico? Podendo ser como estrutura, nota no MEC, formação dos professores, relacionamento/convênio com o mercado de trabalho.

 O foco dos cursos de graduação do Complexo FMU/FIAM-FAAM é voltado para empregabilidade e desenvolvimento social. Assim, o curso de Relações Públicas oferece a seus alunos um curso de graduação que forma profissional com um perfil bastante prático e que conquistam rapidamente seu lugar no mercado de trabalho. Assim que terminam o curso, eles podem atuar nas varias áreas de atuação do profissional.

O curso forma um profissional de ponta, capaz de atender o mercado de trabalho, e preparado para atuar nas diversas áreas de atuação.

Para isso, o programa de ensino reúne todas as áreas de estudo necessárias.

Além disso, o curso possui uma das melhores notas de reconhecimento do MEC. Com conceito 4 (de 5), o curso de Relações Públicas do FIAM-FAAM destaca-se entre os principais cursos do Brasil.

Esta pontuação de excelência é resultado de todo corpo docente que, com alto potencial acadêmico, oferece aulas práticas e atuais, com metodologias ativas, que colocam o aluno como protagonistas do aprendizado.

VRP: Qual é o diferencial da graduação em Relações Públicas na FIAM-FAAM/FMU? Pode-se destacar grade curricular do curso, premiações, quantidade de alunos formados no ano de 2016 etc.

A grade curricular do curso de Relações Públicas tem como base o desenvolvimento contínuo e gradual dos alunos. Assim, todas as disciplinas oferecidas contemplam conteúdos teóricos e aplicados a práticas laboratoriais que são específicos para a compreensão de relações públicas como processo e como atividade profissional.

Para reforçar e colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula, o curso oferece monitoria e estágios supervisionados no núcleo de Relações Públicas da AICOM – Agência Integrada de Comunicação do FIAM-FAAM, que é um instrumento pedagógico previsto nos Planos Pedagógicos dos Cursos, constituído sob a responsabilidade e direção das Coordenações de Cursos e orientado por docentes que atuam na orientação e supervisão da rotina e dos trabalhos dos alunos componentes da agência.

Por meio da AICom o aluno poderá vivenciar um ambiente que reproduz métodos e processos empregados no contexto profissional e realizar a integração entre teoria e prática de forma a ser traduzida em projetos inovadores e na solução de problemas com a utilização de modelos e ferramentas contemporâneas de comunicação.

O curso de Relações Públicas incorporou atividades extracurriculares de caráter não obrigatório que visam a ampliar capacidades, como: resolver problemas novos, comunicar ideias, tomar decisões, além da revisão de programas de curso e planejamento de aulas, utilizando como recurso a metodologia organizada e sistemática que apresenta um conjunto integrado de ações presentes nas diversas atividades do curso; entre elas, monitorias, que são realizadas pelos alunos em diversas atividades, como na WebTV, Web Rádio, Festival Audiovisual, em apoio aos professores em sala de aula ou auxílio ao NADD.

Ademais, a coordenação do curso possui parcerias com importantes empregadores do mercado, como a Ogilvy, agência de Relações Públicas que faz parte do grupo WPP, maior grupo de comunicação do mundo, para encaminhamento de seus alunos para estágio e contratação efetiva.

VRP: Qual é a visão e objetivos futuros da FIAM-FAAM/FMU?


A visão do FIAM-FAAM – Centro Universitário é “Ser a maior e melhor IES no seu segmento, promovendo empregabilidade e inclusão social”. Para tanto, apoia-se nos valores: custo-benefício, tradição, qualidade e inovação.

O FIAM-FAAM Centro Universitário, comprometido com a consubstanciação de um projeto de qualidade o qual garanta a continuidade de seu papel de agente do avanço cultural, intelectual e social da comunidade em que está inserida, tem por objetivos:

  • Contribuir para a formação geral e técnica da comunidade, mediante o preparo de profissionais qualificados nos campos de conhecimento de seus cursos;
  • Incentivar uma sólida formação geral necessária à superação dos desafios das novas condições do exercício profissional e da produção do conhecimento;
  • Prestar serviços à comunidade em seus escritórios modelos, agências e laboratórios visando a melhorar a qualidade de vida, as relações sociais e o grau de cidadania da comunidade na qual se insere;
  • Preparar para a vida profissional, com excelência de conhecimentos científicos e técnicos, decorrente: a) do foco central no ensino de qualidade; b) de corpo docente altamente qualificado;
  • Formar um profissional cidadão, capaz de criar e de responder a desafios, de se perceber em sua dimensão individual e social e de aprender e recriar permanentemente;
  • Promover e executar atividades de ensino, de investigação científica e de extensão de modo a possibilitar a formação integral do educando, vinculada tanto à realidade profissional quanto às práticas sociais.


VRP: Quando ocorre o processo seletivo? Quais são as etapas, forma de inscrição e processos? Citar referente aos cursos que envolvem a área de RP, como graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e MBA.

O Curso de Relações Públicas possui caráter semestral, o que permite duas entradas no ano, uma por semestre letivo. Os ingressantes podem efetivar suas matrículas ao Vestibular por meio do website da instituição www.fiamfaam.br

O processo seletivo é aberto tanto para candidatos portadores de diploma do nível médio como também portadores de diploma de nível superior, que poderão participar do processo seletivo por meio da análise curricular, com aproveitamento de estudos e disciplinas equivalentes.

VRP: A FIAM-FAAM/FMU disponibiliza bolsas de estudo? Quais? Como participar?

Todos os alunos do FIAM-FAAM têm acesso à bolsa parcial, executada como mecanismo sistemático de desconto parcial concedido ao aluno no pagamento da anuidade ou mensalidade. Há bolsas de estudos em casos de parentescos de alunos, convênios com diferentes instituições, egressos, participantes nos programas institucionais de iniciação científica e de monitoria e bolsas sociais.

Os 100 primeiros colocados ganham bolsa integral, no FIAM-FAAM durante o curso, pelo processo de vestibular da instituição.

Com o objetivo de estimular e fomentar o conhecimento e a pesquisa, o FIAM-FAAM – Centro Universitário desenvolve programas de incentivo à Iniciação Científica por meio de bolsas parciais de estudos.

Da mesma forma, com o objetivo de estimular a monitoria como uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação, o FIAM-FAAM – Centro Universitário desenvolve programas de incentivo aos seus alunos monitores por meio de bolsas parciais de estudos. A monitoria é compreendida na instituição como um instrumento para a melhoria do ensino, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática.

Profª Nicole Morihama e Prof. Dr. Vicente Darde, coordenadores da FIAM-FAAM/FMU

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *